Angola: Ravinas ameaçam bairro em Viana
Quem vai salvar Canjinje? A progressão acelerada de três ravinas no bairro Canjinje, em Luanda, está a preocupar a população. O avançado estado de degradação do solo está a ameaçar várias casas.
Casas em risco
A progressão de três ravinas no bairro da Canjinje, no distrito urbano da Baia, município de Viana, em Luanda, pode levar ao desabamento de mais de vinte residências e comprometer o crescimento do bairro e das áreas adjacentes.
Dificuldades de circulação
O alastrar das ravinas está a tirar o sono aos habitantes de Canjinje, que falam em dificuldades de circulação e segurança, sobretudo para crianças e pessoas idosas.
Segurança
Alguns moradores estão a abandonar o bairro para procurar residências em locais mais seguros. Os moradores contam que a situação se agravou ainda mais na última época chuvosa, tendo causado a morte de várias pessoas, entre crianças e idosos.
Campanha paliativa
Para atenuar a situação, a administração do distrito urbano da Baia, em colaboração com o setor empresarial local, está a desenvolver uma campanha paliativa para minimizar as consequências das ravinas.
Reposição de terras
O trabalho consiste na reposição de terras nas áreas mais críticas, mas os populares mostram-se apreensivos com a falta de qualidade da empreitada que, no seu entender, não irá contribuir para o estancamento efetivo das ravinas.
Ação do governo
Contactado pela DW, o administrador adjunto para a Área Técnica do distrito urbano da Baia, Wilson Neto, refere que a intervenção paliativa que o seu pelouro está a levar a cabo visa minimizar as dificuldades de transitabilidade das populações, enquanto se aguarda a aprovação de um plano de intervenção pelo governo da província de Luanda.