Direitos das Crianças – A luta pela sobrevivência
28 de janeiro de 2010Enquanto crianças europeias ainda brincam, muitas africanas têm de trabalhar. No interior dos países, centenas de milhares de crianças frequentam a escola de manhã e, de tarde, ajudam os pais nos campos. E muitas têm ainda de tomar conta de si mesmas desde muito cedo, porque os seus pais não têm possibilidade de as alimentar. Muitas delas têm uma vida difícil.
As crianças africanas têm mais probabilidade de morrer antes dos cinco anos do que aquelas em qualquer outro continente. Por vezes, vivem em regiões afectadas por violência e insegurança. Além disso, têm menos possibilidades de obter uma boa educação.
Sobreviver é um acto de heroísmo
O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" conta as histórias de alguns destes pequenos heróis africanos. Mas não se trata apenas das suas lutas. Trata-se também da luta de adultos pelos direitos das crianças. Esta série também reflecte os progressos que têm sido feitos. Por exemplo, de um parlamento de crianças que luta pelos seus direitos na Nigéria.
O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: Amárico, Francês, Hauçá, Inglês, Português e Suaíli e é financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.